Salmo 14

Assim como a guarda da aliança começa no coração, a quebra da aliança também começa nele. Os cristãos são frequentemente exercitados por demonstrações de ateísmo aberto, quando deveríamos estar mais preocupados com a existência do ateísmo prático nos corações dos membros do povo pactual. O tolo diz em seu coração que não há Deus. Com sua boca, ele pode dizer outras coisas, muitas delas bastante ortodoxas.

1. Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem.

2. Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus.

3. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. Acaso, não entendem todos os obreiros da iniqüidade, que devoram o meu povo, como quem come pão, que não invocam o SENHOR?

4. Tomar-se-ão de grande pavor, porque Deus está com a linhagem do justo.

5. Meteis a ridículo o conselho dos humildes, mas o SENHOR é o seu refúgio.

7. Tomara de Sião viesse já a salvação de Israel! Quando o SENHOR restaurar a sorte do seu povo, então, exultará Jacó, e Israel se alegrará (Salmo 14:1-7).

Divisão do Salmo

Verso 1. Davi começa com uma declaração sobre o ateísmo prático. O tolo falando consigo mesmo, diz que não há Deus.

Verso 2. Todos nessa condição são corruptos, fazem obras abomináveis ​​e deixam de fazer boas obras. Sabemos disso pela autoridade do Deus onisciente, que olha do céu e observa que ninguém o busca.

Versos 3 e 4. Sua avaliação sombria é encontrada no v. 3 — ninguém faz o bem, nem um sequer. Esses obreiros da iniquidade não têm conhecimento — eles devoram os santos de Deus e não oram ao Senhor (v. 4).

Verso 5. Mas quando eles vêm devorar os santos, ficam assustados e com medo porque o Deus indigesto está em nosso meio (v. 5).

Versos 6 e 7. Os ímpios procuraram tirar dos pobres sua única consolação — o Senhor, seu refúgio (v. 6). O Salmo 14 termina com uma gloriosa oração de fé (v. 7). “Tomara de Sião viesse já a salvação de Israel! Tomara de Sião viesse já a salvação de Israel! Quando o SENHOR restaurar a sorte do seu povo, então, exultará Jacó, e Israel se alegrará”

Analisando o Salmo

Davi parece estar falando sobre a corrupção generalizada dentro de Israel e aponta para aquela maldade que odeia a Deus e, consequentemente, odeia o povo de Deus. Todos eles agiram maldosamente, e uma das coisas terríveis que eles fazem é devorar o povo de Deus (v. 4). Essas pessoas são descritas por Davi como sendo humildes (v. 5). Os pobres se refugiam em Deus (v. 6). E enquanto o povo de Deus está em cativeiro, eles são Seu povo (v. 7).

No entanto, essas palavras no início do salmo são tomadas pelo apóstolo Paulo e muito claramente aplicadas a todos os homens, sejam judeus ou gentios, em sua condição natural:

“Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Rm. 3:9-12).

Para o apóstolo Paulo, assim como para o salmista Davi, existe uma companhia de justos. Paulo aponta para aqueles que “pela perseverança em fazer o bem buscam glória, honra e imortalidade, a vida eterna” (Rm. 2:7). Mas, Paulo deixa claro que os justos não nasceram assim. Nossa salvação é um dom imerecido de Deus, para que ninguém se glorie (Ef. 2:8-10). Todos nós somos tirados do mesmo barro (Rm. 9:21). Por natureza éramos filhos da ira; o pecado é o problema universal (Ef. 2:3). Mas, ainda assim, para Paulo e Davi, a graça é operante no mundo, e quando os justos são criados, os injustos os odeiam.

Portanto, retornamos ao Salmo 14. O tolo disse essas coisas em seu coração, mas o Deus onisciente sabe o que está em seu coração. Este não é o ateu aberto e desafiador, mas sim o ateu funcional. Este homem pode ser um homem bastante religioso, fazendo uma grande exibição externa. Mas, Deus calcula Seus julgamentos de acordo com o coração. É por isso que até a lavoura dos ímpios são pecado (Pv. 21:4 ARC), embora arar seja uma coisa boa:

“Olhar altivo, coração orgulhoso e até a lavoura dos ímpios são pecado.”

É por isso que os sacrifícios deste homem eram uma abominação (Pv. 15:8), embora os sacrifícios fossem ordenados:

“O sacrifício dos perversos é abominável ao SENHOR, mas a oração dos retos é o seu contentamento.”

É por isso que a assembleia solene de tais homens é algo que Deus não pode suportar (Is. 1:13):

“Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene.”

O caráter do ateu prático é mais evidente neste Salmo. Como ele é?

1. Ele é um tolo. Homens orgulhosos preferem ser chamados de perversos do que de tolos, e por isso a Palavra de Deus os chama de tolos (v. 1).

2. Ele é moralmente pútrido. Ele é corrupto. Suas ações são abomináveis. O tolo se tornou imundo. Ele é culpado de pecados de omissão. O tolo não faz o bem. Ele se recusa a fazer o que Deus coloca diante de todos nós (vv. 1, 3).

4. Ele é ignorante. Ele não entende a Deus e não busca entendê-lo (vv. 2, 4).

5. Ele é cruel. Ele devora o povo de Deus (v. 4). O puritano Thomas Watson disse que este é um mundo que odeia a Cristo e devora os santos. Herodias preferiu o sangue de João Batista à metade do reino.

6. Ele não ora. Ele não clama a Deus (v. 4).

7. Ele é um grande covarde. Quando Deus se revela em nosso meio, o ateu prático cai em tremor (v. 5).

8. Ele é um escarnecedor. Quando os humildes se refugiam em Deus, ele busca envergonhá-los (v. 6).

9. E por último, gloriosamente, ele é um perdedor. A salvação vem a Israel de Sião (v. 7). Os cativos são libertados. O povo de Deus celebra e se regozija. A Bíblia deixa isso claro, enquanto o Evangelho veio à terra na pessoa do Senhor Jesus Cristo, e é apresentado como a oferta de salvação a qualquer homem, esta oferta de salvação a todo homem se recusa a bajulá-lo.

Aplicações práticas

E isso nos leva a uma oração por reforma, pois há muitos na Igreja hoje que se encaixam nessa descrição. Os primeiros seis versículos do Salmo 14 apresentam um quadro muito sombrio. Os três primeiros capítulos de Romanos pintam o mesmo quadro. Deus encerrou todos os homens sob o pecado — mas o fez para ter misericórdia de todos eles. A glória que está por vir é uma glória cheia de misericórdia, não justiça.

Não sabemos com certeza se a reforma em nossos dias começará daqui a uma semana, ou daqui a vinte anos. Mas, com certeza sabemos que ela virá. Sabemos disso porque esse é o padrão de Deus. É assim que Deus opera no mundo. Morte, depois ressurreição. Derrota, então, inexplicavelmente, vitória. Escuridão terrível, e então, eucatástrofe. Este é um termo criado por J.R.R Tolkien que se refere à súbita mudança de eventos no final de uma história que garante que o protagonista não é a vítima de um terrível e iminente e provável destino. Cruz, morte agonizante, e então, vida dentre os mortos. Este é o caminho de Deus em nosso mundo — formação, deformação e então, reforma.

A salvação vem de Sião, e sempre parece aos olhos da descrença (dez minutos antes de acontecer) que era totalmente impossível. Os guardas do lado de fora do túmulo de Cristo provavelmente estavam encostados na parede com os braços cruzados achando que nada iria acontecer.

Portanto, é muito necessário que nos lembremos de três coisas:

1. A vitória em Cristo está garantida e é nossa. A alegria em Israel é o fim necessário do Salmo 14 e de toda a história humana.

2. Essa vitória não se baseia de forma alguma em nossa condição natural. Somos todos tão grotescos (em nossa própria natureza) quanto o pior ateu. É realmente verdade que “se não fosse pela graça de Deus, eu iria”. Os mansos herdam a terra, não os orgulhosos.

3. A declaração desta verdade sobre a vitória de Cristo não é de forma alguma ajudada ou avançada por meio de bajulação humana. O evangelho conquista o mundo, e não são mentiras agradáveis ​​que conquistam o mundo. E este evangelho inclui a dura e clara verdade sobre a natureza humana.

Em Cristo,

Rev. Alan Kleber

Escolha um de nossos canais de comunicação e entre em contato conosco

Fale Conosco

Escolha um de nossos canais de comunicação e entre em contato conosco

Fale conosco

Sobre Nós

Organizada no dia 13 de dezembro de 1901, a Igreja Presbiteriana de Aracaju (IPA) faz parte de uma federação de igrejas denominada Igreja Presbiteriana do Brasil, estabelecida em nosso país desde 1859 (162 anos)…

Contato

Copyright © 2024 Igreja Presbiteriana de Aracaju