Quando o Perverso se Exalta

Salmo 12

Toda a Palavra de Deus é, naturalmente, proveitosa e aplicável às nossas vidas. Mas este salmo é particularmente relevante para a nossa condição contemporânea e merece nossa cuidadosa atenção. O grande escritor puritano William Gurnall disse uma vez que, assim como uma torneira pode esvaziar um barril inteiro de vinho, uma promessa pode obter para nós todas as bênçãos do pacto. Que este salmo seja essa torneira da graça para a nossa alma sedenta.

Ao mestre de canto, para instrumentos de oito cordas. Salmo de Davi

1. Socorro, SENHOR! Porque já não há homens piedosos; desaparecem os fiéis entre os filhos dos homens.

2. Falam com falsidade uns aos outros, falam com lábios bajuladores e coração fingido.

3. Corte o SENHOR todos os lábios bajuladores, a língua que fala soberbamente,

4. pois dizem: Com a língua prevaleceremos, os lábios são nossos; quem é senhor sobre nós?

5. Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, eu me levantarei agora, diz o SENHOR; e porei a salvo a quem por isso suspira.

6. As palavras do SENHOR são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes.

7. Sim, SENHOR, tu nos guardarás; desta geração nos livrarás para sempre.

8. Por todos os lugares andam os perversos, quando entre os filhos dos homens a vileza é exaltada. (Salmo 12)

Resumo do Salmo

Verso 1. Este salmo é um clamor por ajuda em tempos maus (v. 1).

Verso 2. A razão para esta avaliação é que todo homem bajula seu próximo, e o faz com um coração dobre (v. 2).

Verso 3. Mas, Deus intervirá e cortará todos os lábios bajuladores e cortará a língua do fanfarrão (v. 3).

Verso 4. Estes são os homens que alegaram que triunfarão, que dizem que seus lábios são autônomos e que não têm senhor sobre eles (v. 4).

Verso 5. Os pobres e necessitados são justificados por Deus; Ele se levantará em seu favor (v. 5).

Verso 6. As palavras de Deus são puras, como prata refinada (v. 6).

Versos 7 e 8. Deus, portanto, manterá Sua palavra e salvará Seu povo de uma geração perversa (v. 7), mas os perversos se pavoneiam quando homens vis são promovidos (v. 8).

Análise do Salmo

O contexto é de problemas prevalecentes para os piedosos. As primeiras palavras são “Socorro, Senhor!” Este é um clamor por libertação ou salvação (v. 1). O salmista quer que Deus o ajude levantando-se sobre a terra, para intervir completamente. Os piedosos cessaram; os fiéis falharam (v. 1).

Isso não é necessariamente porque eles se tornaram apóstatas, ou mesmo que todos eles foram mortos. Em vez disso, o significado parece ser que os piedosos ainda estão dentro daquela sociedade, mas eles claramente perderam qualquer influência sobre os costumes e leis da vida pública. O sal está sem sabor e se tornou inútil. Então, consequentemente, qual é a maneira predominante entre os filhos dos homens? Eles são bajuladores de coração dobre (v. 2).

Isso prepara o cenário para a salvação do Senhor. Aqueles que precisam de libertação são descritos como pobres, necessitados e oprimidos (v. 5). Deus se levantará para defendê-los e os resgatará daqueles que se gabam de que poderiam derrubar os oprimidos com uma mera baforada.

Esses são os homens que alegaram que suas palavras são poderosas (v. 4), que suas palavras são autônomas — eles são grandes defensores da “liberdade de expressão” (v. 4). Eles não reconhecem nenhuma autoridade sobre si mesmos e, portanto, o Senhor os julgará. O julgamento cairá com particular severidade sobre suas grandes bocas (v. 3).

As palavras do Senhor são contrastadas com as palavras dos homens. Na primeira parte do salmo, vemos que os homens são dúbios, mas as palavras de Deus são como prata refinada sete vezes. Em outras palavras, as palavras de Deus são completamente puras, assim como as palavras dos homens são completamente corruptas (v. 6). As palavras de Deus podem ser acreditadas e confiáveis, enquanto as palavras do homem não.

Essas pessoas oprimidas que Deus salvará serão salvas de sua própria geração (v. 7). Em alguns casos, essa é a base para perceber que certos homens estavam, como dizemos, “à frente de seu tempo”. Eles estavam completamente em desacordo com sua geração e foram perseguidos naquela geração. Um século depois, todos estão envolvidos na construção de monumentos para eles.

Mas, no entanto, os perversos se pavoneiam. O último versículo do salmo nos dá um resumo do problema novamente (v. 8). Quando homens vis são nomeados para o Supremo Tribunal, quando canalhas são eleitos para o Congresso, quando pequenos ladrões infestam as legislaturas estaduais, quando bandidos abrem caminho para os lugares mais altos, os perversos passeiam por nossa nação com seus queixos no ar.

Aplicando o Salmo

Mais uma vez, nossas aplicações do nosso salmo são diretas:

1. Primeiro, Deus é nosso Salvador, e nosso único Salvador. Sob tais condições, devemos orar por libertação nas palavras deste salmo, o que não é a mesma coisa que tentar salvar a si mesmo. Esta oração é curta e eficaz: “Socorro, SENHOR!” É melhor ter poucas palavras e um grande coração do que muitas palavras e nenhum coração.

2. Segundo, evite a bajulação. Quando os homens ímpios são bestas selvagens, a tirania é seu crime. Quando os homens ímpios são bestas domesticadas, seu pecado é a bajulação. A bajulação é uma falsificação da honra, mas difere dela tanto quanto a água da vala difere do vinho. Pastores experientes dirão que oponentes ardentes de seus ministérios são regularmente recrutados das fileiras de ardentes bajuladores.

3. Terceiro, Deus odeia a hipocrisia ou a duplicidade de coração. O pecado da hipocrisia é aqui condenado nos termos mais fortes. Há um certo tipo de homem que quer navegar com todos os ventos. Se ele tem o manto da piedade, então suas ações enganosas sempre podem ser interpretadas como se fossem certas. Se ele é ganancioso, ele é considerado trabalhador. Se miserável, ele é considerado moderado. Se divertido, é considerado cheio de alegria espiritual. E assim por diante.

4. Quarto, proeminência não é virtude. Espinhos podem crescer na altura do peito. Macacos podem chegar ao topo da árvore. Gárgulas em uma catedral são como muitos homens em altos cargos: altos, feios e difíceis de derrubar.

5. E por último, podemos ser salvos de nossa geração. Seremos libertos desta geração se retornarmos ao primeiro versículo e fizermos essa simples, porém, poderosa oração: “Socorro, Senhor!”

Em Cristo,

Rev. Alan Kleber

Escolha um de nossos canais de comunicação e entre em contato conosco

Fale Conosco

Escolha um de nossos canais de comunicação e entre em contato conosco

Fale conosco

Sobre Nós

Organizada no dia 13 de dezembro de 1901, a Igreja Presbiteriana de Aracaju (IPA) faz parte de uma federação de igrejas denominada Igreja Presbiteriana do Brasil, estabelecida em nosso país desde 1859 (162 anos)…

Contato

Copyright © 2024 Igreja Presbiteriana de Aracaju